quarta-feira, 20 de junho de 2012


EEB Luiz Delfino participa de Seminário Nacional do Ensino Médio em BrasíliaPDFImprimirE-mail
Por SDR Blumenau   
Ter, 19 de Junho de 2012 18:25
A Escola de Educação Básica (EEB) Luiz Delfino participa, entre os dias 25 e 28 de junho, do Seminário Nacional de Ensino Médio, em Brasília. A representante da escola, professora Andréa Aparecida Schmitz, apresentará o projeto Pré-História no Brasil, desenvolvido de forma interdisciplinar sob o tema Escola e Moradia, durante o primeiro bimestre de 2012, com as turmas do primeiro ano do ensino médio.
O projeto Pré-História no Brasil foi norteado teoricamente pela Proposta Curricular de Santa Catarina e o Caderno Pedagógico Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, que forneceram a relação de conteúdos a serem abordados no decorrer dos três anos do ensino médio e a interdisciplina como possibilidade de estudar um aspecto comum, com diferentes enfoques.
Durante o projeto muitas atividades que buscavam conhecimento sobre a pré-história e sua relação com o presente foram desenvolvidas, entre elas está visita ao cemitério, produção de vídeo, histórias em quadrinhos, teatro e aulas expositivas dialogadas. O fechamento do projeto incluiu a socialização dos trabalhos no dia 22 de abril.
O Seminário Nacional do Ensino Médio vai apresentar, para educadores de todo o Brasil, 80 experiências educativas no ensino médio. Os trabalhos serão apresentados em oficinas que terão quatro eixos temáticos: Ensino Noturno; Educação do Campo; A organização do trabalho pedagógico envolvendo a Dimensão Trabalho e a Educação Profissional no ensino médio e A articulação das dimensões Trabalho, Ciência, Tecnologia e Cultura na organização do Projeto Pedagógico (o projeto da EEB Luiz Delfino está classificado neste eixo temático).
A EEB Luiz Delfino trabalha com o modelo de Ensino Médio Inovador, no qual os alunos recebem aulas diferenciadas da grade curricular normal, além de frequentarem, por três dias, as aulas em dois turnos. As disciplinas de português, inglês, matemática, história e geografia tiveram aulas acrescidas.
Os alunos ainda participam de aulas da grade “Ação e Inserção Social”, com as disciplinas de teatro, empreendedorismo, informática e futsal/vôlei. A Escola realiza encontros semanais de planejamento com os professores que, em conjunto, definem os eixos de trabalho e as atividades possíveis de serem desenvolvidas com o tema.
Outras informações com Andréa Aparecida Schmitz ou Cláudia Aparecida Morais, pelo telefone             (47) 3326-1274       ou 3326-5034.

Nenhum comentário: